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Businessman Touching a Graph Indicating Growth

Toda organização, para ser bem sucedida, precisa fazer uma boa gestão de seus recursos (financeiros, pessoais, materiais, informacionais, etc). Esses recursos se inter-relacionam na organização e são também interdependentes, o que requer que todas as atividades sejam compreendidas e gerenciadas segundo uma visão de processos.  Entende-se por processos um conjunto de atividades que executadas em uma sequência pré-determinada conduzem o negócio a um resultado esperado.

A gestão por processos permite criar uma compreensão de como as coisas são realizadas na companhia e ao mesmo tempo, revela gargalos, estrangulamentos e ineficiências que podem ser corrigidas em tempo hábil. 

Existem quatro tipos de processos que regem uma organização: processos principais, processos de apoio, relacionamento com stakeholders e gestão financeira. Um bom funcionamento de todos esses processos, garante um bom desempenho para a empresa.

Conheça cinco benefícios da gestão com foco em processos:

 

#1 Melhor aproveitamento do tempo

A gestão com foco em processos permite que os colaboradores mantenham seu foco na essência de suas atividades, eliminando retrabalhos e ou  dispêndio de tempo em atividades operacionais que podem ser automatizadas. Essa metodologia de gestão permite que se organize melhor qual é o papel de cada colaborador na empresa, qual o tempo gasto em cada atividade, quais as necessidades para a realização de cada tarefa ou projeto e organização das informações para que tudo seja feito com eficácia e eficiência.

 

#2 Integração entre áreas

A gestão por processos trabalha na integração entre áreas, melhora a comunicação organizacional e identifica questões que precisam ser trabalhadas entre diversos setores ao mesmo tempo, criando uma sensação de unidade na empresa. O foco em processos é eficaz porque as pessoas trabalham visualizando o todo, não apenas a sua tarefa. Se cada processo individualmente cumprir fielmente o seu papel, o todo tem sintonia e qualidade.  É importante que se tenha uma consciência coletiva na empresa de que o trabalho é feito em prol do cliente e não da sua área específica.

 

#3 Rapidez na tomada de decisão

A mensuração dos resultados através da gestão por processos traz para a empresa informações úteis e rápidas para a tomada de decisão assertiva, o que contribui para a definição de prioridades e direciona os processos em todos os níveis, desde a alta direção até o nível operacional. Com essa metodologia, o gestor adquire a capacidade de antecipar e responder às alterações do mercado em tempo hábil, maximizando suas oportunidades de negócios.

 

#4 Mais qualidade no produto ou serviço

Empregando processos eficientes e eficazes, as organizações passam a oferecer produtos e serviços com alto grau de qualidade. Isso porque, com as mudanças na rotina do trabalho e incentivando o envolvimento de todos os colaboradores, conquistando  o engajamento, a vontade e a participação de todos,  os processos passam a ser realizados em conformidade e há grande probabilidade de o cliente ficar satisfeito, visto que as suas necessidades e expectativas estão sendo atendidas. Quando isso acontece, o produto ou serviço passa a ter valor agregado. 

 

#5  Melhoria contínua e integração com a estratégia da empresa

A gestão com foco em processos tem como objetivo a melhoria continua dos processos para se atingir a excelência operacional. Isso cria então, uma dinâmica de melhoria contínua que permite ganhos expressivos às empresas  no que tange o desempenho e custo. Outra vantagem é que essa abordagem é considerada parte integrante da Gestão Estratégica, na medida em que ajuda os gestores a visualizar com mais clareza quais são os indicadores de maior efeito e onde os processos representam a execução da estratégia.

 

Vale ressaltar que o mapeamento dos processos também permite o entendimento das relações de causas e efeitos entre os problemas ao longo da cadeia de valor e a visão que a empresa constrói perante seus clientes. 

iso-9001

Entenda os benefícios desta certificação internacional e os esforços que as organizações precisam fazer para conquistá-la.

 

Quando uma empresa decide ampliar seus mercados e aumentar seu nível de organização interna, pensa logo em procurar por uma certificação que a conduza nesse processo de mudança. A ISO 9001 oferece além das duas vantagens citadas acima, outros benefícios.  Conheça alguns deles ao longo desse artigo.

Em primeiro lugar, a organização que decide conquistar uma certificação internacional de qualidade como a ISO 9001, precisa estar ciente de que será necessário um esforço comum entre todos os colaboradores que compõem a empresa. O processo não é fácil, mas certamente é recompensador.

De acordo com a pesquisa realizada pela revista Banas Qualidade com 389 empresas certificadas pela ISO 9001, os principais benefícios citados foram:

 

#1 – Maior organização interna

Para se candidatar a ISO 9001 a empresa precisa ter um planejamento estratégico bem elaborado, com um sistema que organize  os processos internos, deixando claro qual a responsabilidade de cada colaborador no alcance das metas globais. Desse modo, com um mapa claro dos processos, fica mais fácil identificar os gargalos e corrigi-los.

 

#2 Melhor desempenho do negócio

Organizando os processos internos de maneira clara, é possível monitorar as atividades-chave da empresa e medir o seu desempenho. Os colaboradores passam a ter metas claras que são medidas por indicadores. Se a empresa possui um planejamento estratégico, um software de gestão, ou um plano de metas corporativo, a ISO 9001 certifica a busca pelos resultados planejados.

 

#3 Melhora nas atividades comerciais

A certificação ISO 9001 por si só já oferece um diferencial em qualquer abordagem comercial, criando um efeito de publicidade espontânea entre seus clientes e potenciais parceiros. A imagem que a empresa passa é de uma organização comprometida com padrões internacionais de qualidade, além de mostrar que se compromete com a melhoria contínua do negócio.

 

#4 Redução de custos – Mais economia

 Quando se organiza os processos internos e aumenta-se o controle, é possível evitar desperdícios, gerenciar melhor os insumos e resíduos e consequentemente aumentar a eficácia e a eficiência da produção, o que gera uma economia para empresa. Ao possuir um sistema de gerenciamento dos riscos que evita o retrabalho e diminui os produtos e serviços não conformes, a empresa garante mais rentabilidade e satisfação dos clientes.

 

#5 Maior controle pela diretoria e acionistas

Com maior controle dos processos e ações, a diretoria passa a ter mais informações para tomada de decisão. A ISO 9001 proporciona uma transmissão rápida de informações estratégicas, por meio da instituição de novos fluxos de informação, proporcionando mais segurança aos acionistas e diretores.

 

#6 Motivação dos funcionários

Com os processos funcionando eficaz e eficientemente e com uma comunicação funcionando com mais fluidez, todos são envolvidos na solução dos problemas. Sendo assim, cada colaborador se sente parte do todo e entende como o seu papel contribui para o sucesso da empresa, se motivando para a realização das suas atividades focada em resultados.

Outros muitos benefícios são observados nas organizações que se empenham em conquistar a certificação ISO 9001. Vale ressaltar que um componente essencial nesta caminhada é a consultoria. Diante de uma mudança tão complexa na estrutura da organização, é necessário ter um guia que conduza o caminho. A consultoria deve ser competente e experiente na estruturação, implementação e avaliação de Sistema de Gestão da Qualidade. Além disso, deve contar com uma equipe com conhecimento multidisciplinar, para atender todas as necessidades da sua empresa. Assim, o processo de qualificação se torna menos penoso e mais útil para toda a companhia.

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As Normas ISO continuam evoluindo e refinando suas definições para proporcionar certificações ainda mais eficientes e eficazes (mais úteis para se alcançar o resultado pretendido do negócio). Dessa vez, quem mudou foi a ISO 9001:2015 e particularmente hoje vamos falar do ponto 6.3, que versa sobre o planejamento e controle de mudanças.

A ISO 13485 é um conjunto de Normas que busca reforçar os fundamentos para que fabricantes de dispositivos médicos forneçam produtos padronizados e de qualidade. De fato, vai além e engloba responsabilidades e regulamentações relacionadas à segurança e qualidade do Sistema de Gestão da Qualidade de organizações fornecedoras de produtos de saúde.

Procedente da ISO 9001, certificado internacionalmente reconhecido, a ISO 13475 importa e adapta as definições da ISO para o universo da fabricação de aparelhos para medicina. Funciona a partir de prescrições e precisa de um SGQ (Sistema de Gestão de Qualidade) documentado de forma apropriada.

Baseia-se no ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act) de forma idêntica da ISO 9001 e foi criada para estabelecer as conformidades regulatórias particulares do campo de atuação da medicina. O conceito visa implementar mudanças que, sempre que seguidas e repetidas, acarreta em processos otimizados.

Resumindo, a ISO 13485 foi criada para dar suporte aos fabricantes de aparatos médicos no momento de definir sistemas de gestão de qualidade que sejam capazes de manter processos eficientes e eficazes. O resultado é a consistência do projeto, produção, desenvolvimento e instalação de instrumentos seguros em seu funcionamento e operação.

Benefícios da Norma

Empresas que estejam em busca de expansão internacional ou local podem ter na certificação ISO 13485 um valioso aliado. Em termos gerais, a norma, quando aplicada, contribui para a melhoria das performances e mitiga imprecisões, além de multiplicar as oportunidades de contratos fechados.

Uma companhia que apresente este tipo de certificado demonstra que tem compromisso com a qualidade, seja em relação aos consumidores finais ou aos órgãos reguladores. Se formos destacar alguns benefícios diretos, encontramos:

  • Maior poder de penetração em mercados globais;
  • Padronização da forma como analisar e otimizar processos da organização como um todo;
  • Melhoria na eficiência e seguimento de performance de fornecedores;
  • Certificação de fabricação de aparatos médicos seguros e eficazes;
  • Requisitos regulatórios contemplados e atendendo às expectativas dos consumidores.

ISO 13485 x Marcação CE

A Marcação CE indica que um produto foi elaborado em conformidade com exigências de entrada e comercialização de produtos no Espaço Econômico Europeu. Mercadorias que contem com este símbolo garantem seguir todas as legislações regulatórias relacionadas à segurança, proteção ambiental, higiene e etc exigidas na Europa.

A ISO 13485 é aceita internacionalmente e produtos com esta marcação encontram-se igualmente conformes às exigências definidas pelo Espaço Econômico Europeu. Na verdade, a ISO 13485 vem sendo cada vez mais exigida e a tendência é que seu alcance seja ampliado, já que a mesma abrange todas as condições necessárias para comercialização internacional.

A Comissão Europeia reconhece a certificação ISO 13485 como uma Norma complementar para a Marcação CE de dispositivos médicos em relação às diretrizes Europeias.

Indicações da ISO 13.484:2016

Todas as empresas que tenham algum tipo de atuação em qualquer etapa da cadeia de produção de produtos para saúde podem se beneficiar da ISO 13485. Para dar alguns exemplos de mercadorias incluídas nesta definição, podemos citar: instrumentos, aparelhos, máquinas, acessórios, equipamentos, implantes, programas, reagentes de uso in vitro e/ou quaisquer outros itens relacionados que sejam usados em seres humanos.

Dessa forma, uma companhia que exerça suas atividades no campo dos produtos, seja na instalação, fabricação, suporte/assistência técnica, estoque e entregas finais de produtos podem tirar proveito direto da aplicação da norma ISO 13485.

Quando aplicado em processos de fabricação, a norma  ISO 13485:2016 contribui para assegurar os rigorosos critérios que garantem a qualidade em todas as etapas da produção, o que deriva em sistemas produtivos controlados e com mínimas probabilidades de elaboração de mercadorias não conformes. O resultado final é a qualidade do produto e base sólida criada para que um segmento tão importante e delicado (saúde) passe a maior confiança possível para os clientes e usuários dos dispositivos.

 

ISO 19011

A importância das auditorias no processo de controles internos ou externos de uma organização é bastante conhecida. Ou seja, trate-se de uma empresa pública ou privada, é por meio do exame dos demonstrativos contábeis, do diagnóstico dos procedimentos operativos e da avaliação dos livros, balanços e registro que uma instituição pode ter um panorama geral do seu funcionamento e determinar o que deve ser feito para corrigir desvios e falhas.

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Empresas do mundo todo reconhecem a importância de estar preparados e de buscar iniciativas e padrões de gestão para garantir segurança e a saúde no trabalho. Gestores e gerentes devem estar sempre preocupados em garantir um ambiente de trabalho livre de acidentes e imprevistos e que preserve a integridade física e a saúde de seus colaboradores que estão sob responsabilidade da empresa.