Referência em cursos de Gestão Empresarial | Área do Cliente | Meus Cursos

Businessman Touching a Graph Indicating Growth

5 benefícios da gestão com foco em processos

Toda organização, para ser bem sucedida, precisa fazer uma boa gestão de seus recursos (financeiros, pessoais, materiais, informacionais, etc). Esses recursos se inter-relacionam na organização e são também interdependentes, o que requer que todas as atividades sejam compreendidas e gerenciadas segundo uma visão de processos.  Entende-se por processos um conjunto de atividades que executadas em uma sequência pré-determinada conduzem o negócio a um resultado esperado.

A gestão por processos permite criar uma compreensão de como as coisas são realizadas na companhia e ao mesmo tempo, revela gargalos, estrangulamentos e ineficiências que podem ser corrigidas em tempo hábil. 

Existem quatro tipos de processos que regem uma organização: processos principais, processos de apoio, relacionamento com stakeholders e gestão financeira. Um bom funcionamento de todos esses processos, garante um bom desempenho para a empresa.

Conheça cinco benefícios da gestão com foco em processos:

 

#1 Melhor aproveitamento do tempo

A gestão com foco em processos permite que os colaboradores mantenham seu foco na essência de suas atividades, eliminando retrabalhos e ou  dispêndio de tempo em atividades operacionais que podem ser automatizadas. Essa metodologia de gestão permite que se organize melhor qual é o papel de cada colaborador na empresa, qual o tempo gasto em cada atividade, quais as necessidades para a realização de cada tarefa ou projeto e organização das informações para que tudo seja feito com eficácia e eficiência.

 

#2 Integração entre áreas

A gestão por processos trabalha na integração entre áreas, melhora a comunicação organizacional e identifica questões que precisam ser trabalhadas entre diversos setores ao mesmo tempo, criando uma sensação de unidade na empresa. O foco em processos é eficaz porque as pessoas trabalham visualizando o todo, não apenas a sua tarefa. Se cada processo individualmente cumprir fielmente o seu papel, o todo tem sintonia e qualidade.  É importante que se tenha uma consciência coletiva na empresa de que o trabalho é feito em prol do cliente e não da sua área específica.

 

#3 Rapidez na tomada de decisão

A mensuração dos resultados através da gestão por processos traz para a empresa informações úteis e rápidas para a tomada de decisão assertiva, o que contribui para a definição de prioridades e direciona os processos em todos os níveis, desde a alta direção até o nível operacional. Com essa metodologia, o gestor adquire a capacidade de antecipar e responder às alterações do mercado em tempo hábil, maximizando suas oportunidades de negócios.

 

#4 Mais qualidade no produto ou serviço

Empregando processos eficientes e eficazes, as organizações passam a oferecer produtos e serviços com alto grau de qualidade. Isso porque, com as mudanças na rotina do trabalho e incentivando o envolvimento de todos os colaboradores, conquistando  o engajamento, a vontade e a participação de todos,  os processos passam a ser realizados em conformidade e há grande probabilidade de o cliente ficar satisfeito, visto que as suas necessidades e expectativas estão sendo atendidas. Quando isso acontece, o produto ou serviço passa a ter valor agregado. 

 

#5  Melhoria contínua e integração com a estratégia da empresa

A gestão com foco em processos tem como objetivo a melhoria continua dos processos para se atingir a excelência operacional. Isso cria então, uma dinâmica de melhoria contínua que permite ganhos expressivos às empresas  no que tange o desempenho e custo. Outra vantagem é que essa abordagem é considerada parte integrante da Gestão Estratégica, na medida em que ajuda os gestores a visualizar com mais clareza quais são os indicadores de maior efeito e onde os processos representam a execução da estratégia.

 

Vale ressaltar que o mapeamento dos processos também permite o entendimento das relações de causas e efeitos entre os problemas ao longo da cadeia de valor e a visão que a empresa constrói perante seus clientes. 

Deixe um comentário

Biblioteca ISO Biblioteca ISO