Referência em cursos de Gestão Empresarial | Área do Cliente | Meus Cursos

Indicador-da-Qualidade
ISO 9001:2015

Características de um bom indicador da Qualidade

Trabalhar com indicadores é fundamental para manter o controle das operações e a qualidade final do produto ou serviço que a sua empresa oferece. Em todas as fases, é necessário definir indicadores que possam refletir as variações possíveis e, com isso, manter o controle dos resultados esperados pela sua companhia.

Um bom parâmetro de seguimento é capaz de fornecer informações valiosas sob os pontos de vista qualitativo e quantitativo do desempenho de uma organização. Para isso, é importante definir quais são os indicadores que serão utilizados para acompanhar quaisquer que sejam os departamentos da empresa. Independente da etapa é possível medir com precisão e avaliar os resultados.

Características dos Indicadores

Mas, o que define um bom indicador? Até mesmo porque, se sua companhia vai adotar parâmetros que orientarão os passos seguintes do seu planejamento estratégico, é fundamental que as medições sejam capazes de contribuir de forma significativa para a gestão da companhia.

Em primeiro lugar, é necessário ter metas bem definidas. A partir desse ponto, o desenvolvimento e a implementação dos indicadores de desempenho pode abrir caminho para análises que permitam que sua empresa evolua. De fato, os indicadores têm como objetivo principal ajudar na tomada de decisões e no ajuste das estratégias previamente concebidas.

Os indicadores precisam apresentar alguns atributos que os caracterizem como parâmetros confiáveis e de qualidade. Entre estes:

Disponibilidade: que seja possível coletar os dados sempre que seja necessário.

Simplicidade: que sejam fáceis de compreender e claros em suas definições.

Adaptabilidade: que possam ser ajustados de acordo às variações da demanda.

Estabilidade: que conformem uma linha lógica de evolução onde os mesmos parâmetros servem de base.

Rastreabilidade: que seja possível identificar a origem e a forma como foram registrados.

Representatividade: que sejam relevantes e indiquem métricas válidas para a avaliação do processo.

Por exemplo, se você tem um curso preparatório, um bom indicador de qualidade é a porcentagem de estudantes que efetivamente são aprovados nos concursos. Caso se trate de um estabelecimento gastronômico, qual será a taxa de retorno dos clientes? Uma fábrica de equipamentos eletrônicos pode medir as queixas em relação à produção e medir o grau de insatisfação.

O que medir em um SGQ?

Uma vez que os objetivos da empresa estejam claramente definidos, deve-se pensar no que será medido. Indicadores irrelevantes ou que não contribuam para o desenvolvimento e melhoria dos processos produtivos e de controle de qualidade podem ser descartados. Ou seja, considere somente os indicadores que gerem impacto no resultado dos negócios. Ainda assim: o que medir? Abaixo, alguns campos que podem derivar em indicadores:

 

Eficácia: extensão na qual atividades planejadas são realizadas e os resultados planejados são alcançados (ISO 9000:2015);

Eficiência: relação entre o resultado alcançado e os recursos utilizados (ISO 9000:2015);

Valor: A importância do produto para os consumidores. Não se trata de quanto custa, define o que representa para a sociedade.

Atendimento: Cumprimento dos acordos estabelecidos com o cliente, da compra, entrega e funcionamento posterior.

Segurança: grau de ameaça que o produto pode representar para os consumidores.

Desempenho: Funcionamento correto conforme o prometido pré-venda.

Ética: Seguimento de normas e quaisquer outras determinações das características necessárias.

 

Para dar um exemplo, no caso do atendimento, podem existir indicadores que reflitam a quantidade de entregas fora do prazo; na segurança, medir a quantidade de incidentes ocasionados pelo uso do produto, etc.

Os indicadores são fundamentais para melhorar o rendimento da companhia. O objetivo final é proporcionar os dados necessários para que as avaliações sejam capazes de identificar problemas recorrentes e, com isso, ajustar os procedimentos da produção ou mesmo da concepção do produto ou serviço.

Todas as partes de uma cadeia produtiva são passíveis de medição. A definição dos parâmetros deve seguir as necessidades identificadas de acordo com os objetivos da empresa. Uma excelente forma de interpretar as métricas é apresentá-las em gráficos e, sempre que possível, exibir a curva histórica da medição. Ninguém melhor do que você para usar estes índices para ter uma visão global e realizar os ajustes necessários na sua produção.

Além disso, contar com uma ferramenta que faça o monitoramento dos indicadores automaticamente, gerando relatórios automáticos pode ser um grande diferencial em sua estratégia.

Tags: SGQ

Deixe um comentário

Biblioteca ISO Biblioteca ISO



  • Na versão da ISO 9001:2015 a empresa escolhe como vai documentar seu sistema de gestão da qualidade (SGQ). Veja como funciona:

    Na versão da ISO 9001:2015 a empresa escolhe como vai documentar seu sistema de gestão da qualidade (SGQ). Veja como funciona:

    Download

  • Checklist de Auditoria de Gestão da ISO 9001:2015

    Checklist de Auditoria de Gestão da ISO 9001:2015

    Baixe agora o checklist prepare-se para a certificação ABNT NBR ISO 9001:2015

    Download

  • O Risco na ISO 9001:2015

    O Risco na ISO 9001:2015

    Conheça as percepções e preocupações que a mentalidade de risco substitui na abordagem de processo.

    Download

  • Termos e Definições ISO 9001:2015

    Termos e Definições ISO 9001:2015

    Conheça os títulos e definições da nova ISO 9001:2015! Conheça os termos da nova versão para interpretá-la corretamente!

    Download

  • FDIS ISO 9001:2015 - Versão Final em Português

    FDIS ISO 9001:2015 - Versão Final em Português

    Tenha acesso, em primeira mão, à versão final da nova certificação ISO 9001, traduzida para o Português e saia na frente da concorrência!

    Download

  • Detalhes da Revisão da Norma ISO 9001:2015

    Detalhes da Revisão da Norma ISO 9001:2015

    Saiba porque a ISO 9001 está sendo revisada e como se dará o processo e conheça antecipadamente as principais alterações na ISO 9001 versão 2015.

    Download

  • DIS ISO 9001:2015 - Versão completa em Português

    DIS ISO 9001:2015 - Versão completa em Português

    Se você ainda não é certificado, comece a se familiarizar com as exigências que a norma irá trazer em sua versão oficial, prevista para novembro de 2015. Se você já possui a certificação ISO 9001:2008, é hora de se atualizar e ficar a par das mudanças significativas que a norma 2015 irá trazer e que já estão evidenciadas no DRAFT.

    Download