Referência em cursos de Gestão Empresarial | Área do Cliente | Meus Cursos

gap-analysis

GAP ANALYSIS

Por que é importante determinar os gaps do seu Sistema de Gestão?
ISO 9001:2015 e ou ISO 14001:2015?
Por: Tadeu Figuera

 

A implementação de um Sistema de Gestão em conformidade com a ISO 9001 e/ou ISO 14001 é uma grande decisão e também uma grande responsabilidade.

É fato que os resultados aparecem com o tempo, que seus clientes ficam mais satisfeitos, mas digamos a verdade: dá trabalho investir em melhoria contínua, não é?

Ainda mais em período de transição de uma versão para a outra, como agora, é necessário realizar uma revisão completa do seu Sistema de Gestão evitar que erros passados sejam transmitidos para a nova abordagem seja em relação à Qualidade ou ao Meio Ambiente. É exatamente para isso que serve o GAP ANALYSIS. Que tal conhecer mais a respeito?

 

O que é GAP ANALYSIS?

Quem já está acostumado com o Ciclo PDCA para identificar pontos de melhoria, sabe que é possível encontrar gaps, ou seja, incompatibilidade, lacuna ou brecha em praticamente tudo. Identificado o gap, criamos um plano de ação, corrigimos a falha e seguimos em frente, até que um novo gap processual apareça.

Não é diferente quando temos que mudar alguma coisa no Sistema de Gestão da empresa. As novas ISO 9001:2015 e ISO 14001:2015 trazem modificações consideráveis no modo de interpretar o gerenciamento, envolvendo muito mais a gestão do que as versões anteriores e promovendo um alinhamento estratégico mais condizente com a realidade do mercado.

Para quem está em fase de transição, é importante avaliar todo o sistema e identificar os déficits para corrigi-los antes que o novo modelo esteja implementado. E ainda: é preciso compatibilizar as ações desenvolvidas com as novas normas, a fim de garantir que todos os processos e sistemas estejam alinhados com essa nova visão, sempre focando a conformidade e as oportunidades de redução de custos.

Diante disso, o GAP ANALYSIS consiste em uma análise pormenorizada do seu Sistema de Gestão com o intuito de identificar esses gaps ou incompatibilidades, visando preparar adequadamente sua empresa para uma transição tranquila, segura, eficaz e eficiente para atender a ISO 9001:2015 e a ISO 14001:2015.

Após essa análise, é emitido um parecer com os pontos a serem corrigidos, bem como riscos e oportunidades identificadas no processo de averiguação. De posse desta ferramenta de gestão, sua empresa poderá seguir com a transição sabendo exatamente o que fazer para estar em conformidade com as novas regras.

 

Por que fazer GAP ANALYSIS?

Estamos tão envolvidos com o dia a dia do Sistema de Gestão que muitas coisas podem passar despercebidas da equipe. Um déficit de produtividade pode ser subestimado, uma falha processual pode passar despercebida, fragilidade na identificação de aspectos e impactos, um documento pode estar incompleto sem que tenhamos dado a devida atenção, alguns procedimentos podem conter ações que não são mais necessárias.

Ao realizar o GAP ANALYSIS com uma equipe externa, você terá a chance de ter um olhar diferenciado sobre o seu Sistema de Gestão, o que pode ser um fator competitivo no momento de obter a recertificação. Além disso:

  • Ajuda a rever a abordagem do seu Sistema de Gestão e implementar melhorias;
  • Gera maior engajamento do seu time para a transição;
  • Contribui para dimensionar os investimentos a realizar para a mudança;
  • Direciona suas ações;
  • Poupa tempo na implementação das mudanças necessárias;
  • Contribui para uma visão mais abrangente e menos parcial do seu sistema;
  • Auxilia a identificar riscos e oportunidades de mercado;
  • Auxilia na identificação de aspectos e impactos;
  • Pode ser usado como ferramenta de gestão;
  • Melhora o retorno sobre o investimento (ROI).

O GAP ANALYSIS é um excelente complemento à sua auditoria interna, pois pode corroborar seu trabalho e identificar outras questões essenciais para manter sua empresa mais competitiva.

A Fatos e Dados oferece o serviço de GAP ANALYSIS, consulte nossas condições.

Deixe um comentário

Biblioteca ISO Biblioteca ISO