Referência em cursos de Gestão Empresarial | Área do Cliente | Meus Cursos

tecnico-em-seguranca-do-trabalho

Gestão da segurança e saúde no trabalho. Por que minha empresa precisa disso?

Empresas do mundo todo reconhecem a importância de estar preparados e de buscar iniciativas e padrões de gestão para garantir segurança e a saúde no trabalho. Gestores e gerentes devem estar sempre preocupados em garantir um ambiente de trabalho livre de acidentes e imprevistos e que preserve a integridade física e a saúde de seus colaboradores que estão sob responsabilidade da empresa.

 

Por que devo me preocupar com a Gestão da segurança e saúde no trabalho?

Uma pesquisa realizada pela INBEP confirma que mais de 6.300 pessoas morrem por dia devido a acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho. O ambiente de trabalho é o lugar onde as pessoas passam grande parte de seu tempo e por isso, é fundamental que este local esteja em conformidade com a lei e com as melhores práticas de segurança e saúde.

Isso não é só vantajoso para os colaboradores que trabalharão com segurança, mas também para a sua empresa que vai evitar riscos, reduzir custos e elevar o padrão de gestão fazendo tudo com muito mais qualidade e segurança. Como consequência, a satisfação de seus clientes e fornecedores também será muito maior. Então, como então garantir excelência na gestão da segurança e saúde no trabalho?

 

A importância das certificações internacionais e da padronização da gestão

Possuir uma certificação significa padronizar os processos, cumprir os requerimentos básicos de segurança e saúde no trabalho, garantir uma gestão de qualidade e também agregar valor ao seu negócio. Estas certificações e suas normas garantem que seu negócio irá adotar as melhores práticas de gestão do ramo.

Importante destacar que a norma OHSAS 18001 está sendo adotada pela (ISO) organização internacional de padronização que a atualizou e a transformou na ABNT NBR ISO 45001:2018, click aqui e baixe uma apresentação de uma tradução livre do ISO/FDIS 45001 aprovado em 25/01/2018, que “provavelmente” terá o conteúdo da ANBR NBR ISO 45001:2018 e deve entrar em vigor até março de 2018.

 

Os benefícios de adotar a norma ISO 45001 em seu negócio

Ao se certificar na ISO 45001 sua organização perceberá as seguintes vantagens e benefícios:

• Estar em conformidade com os regulamentos mais atuais do mercado;
• Vantagem competitiva diante clientes e fornecedores ao seguir normas importantes;
• Diminuição do número de acidentes no trabalho;
• Controle do número de doenças no trabalho;
• Melhor condição de trabalho para os colaboradores;
• Detectar possíveis perigos, monitorá-los e evitá-los;
• Redução dos custos pela prevenção de riscos;
• Envolver e motivar os colaboradores devido as condições de trabalho mais seguras.

 

Porém, como implementar esta certificação na minha empresa?

Se você precisa de ajuda para identificar os requisitos e se preparar para a certificação, conte com uma assessoria especializada como a Fatos e Dados. Em mais de 20 anos de existência, implementamos Sistemas de Gestão em aproximadamente 400 organizações e treinamos mais de 5.000 profissionais utilizando uma metodologia orientada para alcançar a eficácia (a conformidade) com melhor uso dos recursos, facilitando a compreensão da gestão por processos e o monitoramento dos indicadores estratégicos. Quer saber mais? Fale conosco!

 

Deixe um comentário

Biblioteca ISO Biblioteca ISO