Referência em cursos de Gestão Empresarial | Área do Cliente | Meus Cursos

modulo-V-site

A importância das medições certas, na hora certa, com as precisões certas e tratadas de maneira certa para prever o futuro.

Módulo V

Algumas empresas destes países subestimam a medição dos processos, não sabem que com medições, adequadamente planejadas e realizadas pode–se prever o futuro. Se a organização tem dados e informações no presente, a organização erra menos, portanto acerta mais. Imagine ter fatos e dados do futuro.

Em muitas organizações as medições são realizadas e utilizadas para atenderem uma exigência regulamentar ou do cliente ou para certificação em normas com a ABNT NBR ISO 9001:2015. Sendo assim apenas agregam custos. As empresas esquecem que quanto mais conhecem um processo, maior a probabilidade do aumento de eficiência (redução de custo) e maior a confiabilidade no processo e, portanto, maior garantia da eficácia (atingir o resultado combinado).

Muitas empresas definem a frequência de calibração de equipamentos de medição como se define a frequência de réveillon na década. Geralmente determina que todos os equipamentos de medição deverão ser calibrados anualmente, simploriamente assim, como se todos fossem iguais, fossem utilizados com os mesmos cuidados, fossem preservados de maneiras idênticas, critério matematicamente sem base e financeiramente equivocado, pois com base neste critério grande possibilidade de calibrarmos alguns equipamentos com frequência acima do necessário e outros o oposto. Para garantir a confiabilidade ao máximo possível necessário e reduzir o custo ao mínimo possível necessário precisamos determinar, utilizando métodos adequados, qual a frequência mínima necessária.

 

Você acabou de ler o módulo V, na próxima semana estaremos divulgando o módulo VI que trata sobre o encantamento de gestores e empresários pelo método, esquecendo que o resultado, na grande maioria dos negócios, é infinitamente mais relevante que o esforço.

Deixe um comentário

Biblioteca ISO Biblioteca ISO