Referência em cursos de Gestão Empresarial | Área do Cliente | Meus Cursos

Cursos e Treinamentos

Com a experiência de ter capacitado mais de 5.000 profissionais a Fatos e Dados conta com instrutores especializados, além de contar com uma metodologia que pode contribuir para o aprimoramento das competências e consequentemente melhoria na realização dos processos e na gestão do sistema da organização.

Para um atendimento específico realizamos treinamentos In Company que apresentam os seguintes benefícios:

  • Redução dos custos com viagens e deslocamentos dos treinandos;
  • Oportunidade de melhoria da integração dos funcionários;
  • Garantia da confidencialidade, pois as informações internas são discutidas apenas pelo pessoal da empresa;
  • O curso poderá ser adaptado em relação a conteúdo, exercícios, estudos de casos, horários e data de acordo com as necessidades do cliente.

 

Veja a seguir os cursos que ministramos e solicite mais informações no formulário ao final desta página.

 

  • Alimentos

    Sistema de Gestão da Segurança de Alimentos

    Sistema de Gestão da Segurança de Alimentos

    Orientar a interpretação da norma e ilustrar sua aplicação; Ressaltar as inter-relações entre os requisitos de Gestão da Qualidade e os de Segurança de Alimentos, principalmente a Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle – APPCC; Desenvolver uma visão sistêmica e mostrar as vantagens em se trabalhar com o conceito de Sistemas Integrados; Permitir que o participante entenda o processo de implantação e certificação do Sistema de Gestão da Segurança de Alimentos.

    APPCC

    APPCC / HACCP – Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle – ABNT NBR NM 323:2010

    Conscientizar os participantes sobre a importância de se produzir alimentos seguros; Fornecer subsídios para elaborar os Planos APPCC em suas respectivas organizações; Capacitar ou reciclar profissionais para implementar e/ou manter a metodologia APPCC em sua organização; – Proporcionar o conhecimento do sistema APPCC/HACCP para implementar a Norma ISO 22000.

    Serviços de Alimentação

    Serviços de Alimentação – Requisitos de Boas Práticas Higiênico-Sanitárias e Controles Operacionais Essenciais – ABNT NBR 15635:2008

    Capacitar os participantes a compreender os conceitos e requisitos das boas práticas e dos controles operacionais essenciais a serem seguidos por estabelecimentos que desejam comprovar e documentar que produzem alimentos em condições higiênico sanitárias adequadas para o consumo.

  • Compras e Suprimentos

    Básico de Compras

    Básico de Compras

    Desenvolver nos profissionais desta área as habilidades necessárias para possuir o entendimento no trato dos problemas relacionados à Gestão de Compras, nos diferentes segmentos visando dar o devido embasamento na assertiva para tomada de decisão. Apresentando conceitos, ferramentas e metodologias que permitam melhorar a forma de planejar e executar suas compras, desenvolver parcerias com seus fornecedores, focado nos resultados esperados.

    Gerenciamento de Compras e Suprimentos

    Gerenciamento de Compras e Suprimentos

    Desenvolver com o participante um modelo que lhe possibilite avaliar seu sistema administrativo de suprimentos, visando capacitá-lo para diagnosticar e gerenciar todo o processo de tomada de decisão no seu dia-a-dia. Além das competências técnicas, também serão abordadas as atitudes e habilidades que o profissional requer para responder com agilidade e eficácia às expectativas de seus usuários.

  • Desenvolvimento Humano e Organizacional

    Administração do Tempo

    Administração do Tempo

    Construir um novo padrão de vida através de mudanças pessoais na administração do dia-a-dia. Todo tempo fazemos escolhas e precisamos incluir a percepção do que é uma atividade importante, o que é providência urgente.

    Atendimento ao Cliente

    Atendimento ao Cliente

    Oferecer habilidades para melhorar a relação cliente interno e externo, valorizar contatos diários, criar e garantir alto índice de satisfação.

    Comunicação e Relacionamento Interpessoal

    Comunicação e Relacionamento Interpessoal

    Aguçar o aspecto emocional das relações do indivíduo consigo mesmo e com o outro, incentivar a comunicação, priorizar o diálogo e o feedback.

    Construindo Relações Saudáveis Usando a Comunicação

    Construindo Relações Saudáveis Usando a Comunicação

    Melhorar as relações interpessoais; Tornar importante a comunicação com a equipe e com público externo; Capacitar para as habilidades comunicativas.

    Formação de Multiplicadores

    Formação de Multiplicadores

    Desenvolver conhecimentos e habilidades voltados para apresentação de informações específicas ao ambiente de trabalho, planejar e executar treinamentos visando o desenvolvimento e aperfeiçoamento da equipe de trabalho.

    Inspiração, Criatividade e Ação – Ser Empreendedor

    Inspiração, Criatividade e Ação – Ser Empreendedor

    Motivar para vencer limitações, medo e insegurança que se tornam travas para impedir o crescimento individual. Ressignificar para gerar novos comportamentos. Usar as ferramentas de Programação Neolinguística como rapport, comunicação, empatia e aprendizagem através da modelagem para estimular criatividade e estratégias mentais.

    Liderança

    Liderança

    Aguçar a percepção para a criatividade, poder de decisão, visão estratégica, capacidade de trabalhar sob pressão, administração do tempo e comunicação, construir relações interpessoais saudáveis.

    Oratória

    Oratória

    Melhorar a comunicação verbal e não verbal; Tornar importante seu quociente carismático; Capacitar para as habilidades comunicativas de improviso; Aprender a adequar sua mensagem ao público.

    Projeto de Vida Pessoal PEP (Planejamento Estratégico Pessoal)

    Projeto de Vida Pessoal PEP (Planejamento, Estratégico Pessoal)

    Traçar metas e objetivos pessoais, corrigir problemas de desempenho, foco e disciplina, usando as ferramentas de coaching.

  • Gestão de Energia

    Sistemas de Gestão da Energia – Requisitos com Orientações para uso – ISO 50001:2011

    Sistemas de Gestão da Energia – Requisitos com Orientações para uso – ISO 50001:2011

    Apresentar os requisitos da norma ABNT NBR ISO 50001:2011, relacionando-os com os aspectos e possibilidades de implantação nas organizações.

  • Gestão de Projetos

    Orientações sobre Gerenciamento de Projetos – ABNT NBR ISO 21500:2012

    Orientações sobre Gerenciamento de Projetos – ABNT NBR ISO 21500:2012

    Proporcionar aos participantes a compreensão dos princípios e práticas de gerenciamento de projetos e uma base comum para se comparar normas e projetos a outros similares. Prover apoio e orientação aos gerentes de projetos e suas equipes. Desenvolver normas de gerenciamento de projetos em um nível mais profundo.

  • Gestão de Riscos

    Gestão de Riscos – Princípios e Diretrizes – ABNT NBR ISO 31000:2009

    Gestão de Riscos – Princípios e Diretrizes – ABNT NBR ISO 31000:2009

    Auxiliar aos profissionais a adotar processos de gestão de riscos de forma eficaz, eficiente e coerente, através de uma maneira sistemática, transparente e confiável, dentro de qualquer escopo e contexto, tendo como referência a abordagem genérica descrita na norma ABNT NBR ISO 31000:2009 – Gestão de riscos – Princípios e diretrizes.

  • Logística e Supply Chain

    Fundamentos da Gestão de Estoque

    Fundamentos da Gestão de Estoque

    Preparar os participantes para conhecerem os conceitos e técnicas básicas utilizadas na atividade de gestão de estoques.

    Gestão de Movimentação e Armazenagem

    Gestão de Movimentação e Armazenagem

    Treinar e reciclar os colaboradores com relação à utilização das ferramentas que podem permitir desenvolver um sistema robusto de Planejamento, Programação e Controle da Produção.

    Gestão Estratégica de Estoques

    Gestão Estratégica de Estoques

    Apresentar os princípios da moderna gestão de estoques, propondo a aplicação de técnicas práticas e efetivas. Possibilitar ao profissional de logística uma percepção mais clara dos desafios e dos meios para alcançar resultados e vantagens competitivas através do eficaz gerenciamento de inventários.

    Indicadores de Performance na Logística

    Indicadores de Performance na Logística

    Desenvolver um conjunto de medidas de desempenho críticas para o acompanhamento das estratégias, processo e atividades das operações logísticas.

    Inventário de Materiais – Métodos e Técnicas

    Inventário de Materiais – Métodos e Técnicas

    Demonstrar a importância das metodologias de inventários de materiais diante da necessidade constante de redução dos níveis de estoque e aumento de eficiência no serviço aos clientes. Apresentar aos participantes técnicas, metodologia e cuidados a serem tomados na implementação de um programa de inventário.

    Logística Básica

    Logística Básica

    Apresentar os fundamentos básicos da logística e sua evolução, abordando a importância desta ferramenta na busca de maiores níveis de competitividade.

  • Meio Ambiente

    Auditoria Interna Ambiental – ( ABNT NBR ISO 14001:2004) – Diretrizes para Auditoria de Sistemas de Gestão – ABNT NBR ISO 19011:2012

    Auditoria Interna Ambiental – ( ABNT NBR ISO 14001:2004) – Diretrizes para Auditoria de Sistemas de Gestão – ABNT NBR ISO 19011:2012

    Apresentar os requisitos necessários para auditoria ambiental interna baseada na norma ABNT NBR ISO 19011:2012, bem como as ferramentas necessárias para a gestão ambiental.

    Formação de Auditores Internos ISO 14001: 2015 – Nova Versão

    Formação de Auditores Internos ISO 14001: 2015 – Nova Versão

    Assessorar as empresas em processo de implementação do Sistema de Gestão Ambiental versão 2015; Qualificar ou atualizar os profissionais para atuarem como Auditores Internos do Sistema de Gestão Ambiental na empresa e em fornecedores; Disseminar o conceito de auditoria como ferramenta gerencial na administração do Sistema de Gestão Ambiental e na detecção de oportunidades de melhoria; Fornecer subsídios para auditar o atendimento à Legislação Ambiental aplicável.

    Interpretação da ISO 14001:20015

    Interpretação da ISO 14001:20015

    Capacitar o participante na interpretação e implementação dos requisitos da ISO 14001:2015; Proporcionar ao participante uma visão abrangente sobre os conceitos, fundamentos e princípios da Gestão Ambiental.

    ISO 14001:2015 – Upgrade para nova versão

    ISO 14001:2015 – Upgrade para nova versão

    A norma ISO 14001 foi revisada e teve profundas alterações em seu conteúdo. O curso visa prover aos participantes conhecimento sobre a estrutura da norma ISO 14001:2015 publicada em Setembro/2015, muni-los de conhecimento sobre as principais mudanças da ISO 14001:2015 e fornecer informações importantes sobre o seu processo de transição.

    Sistemas da Gestão Ambiental – Requisitos com Orientações para uso – ABNT NBR ISO 14001:2004

    Sistemas da Gestão Ambiental – Requisitos com Orientações para uso – ABNT NBR ISO 14001:2004

    Apresentar os requisitos norma ABNT NBR ISO 14001:2004, relacionando-os com os requisitos específicos dos Sistemas de gestão da qualidade econômica e de negócios.

  • Produção

    Manufatura Enxuta – Kanban

    Manufatura Enxuta – Kanban

    Desenvolver no participante a capacidade de enxergar a otimização do fluxo de produção e o aumento da flexibilidade através da aplicação dos princípios do Sistema Kanban de administração de materiais, que proporciona a inúmeras empresas a redução drástica de seus estoques e os custos associados.

    PPCP-Planejamento, Programação e Controle de Produção

    PPCP-Planejamento, Programação e Controle de Produção

    Gerar nos participantes uma visão geral de todos os aspectos internos e externos que influenciam o estabelecimento de um plano de produção de bens manufaturados, apresentando métodos e ferramentas de planejamento, programação e controle da produção para otimização dos recursos diretos de um processo produtivo.

  • Qualidade

    AUDITOR LÍDER ISO 9001:2015

    AUDITOR LÍDER ISO 9001:2015

    Propiciar conhecimento e habilidade para liderar auditorias de primeira, segunda e terceira parte, de sistemas de gestão da qualidade.

    Avaliação e Qualificação de Fornecedores

    Avaliação e Qualificação de Fornecedores

    Capacitar os profissionais na implantação de uma metodologia para qualificar e avaliar o desempenho de seus fornecedores, a fim de melhorar a qualidade dos produtos e serviços adquiridos com redução dos seus custos.

    BSC – Balanced Scorecard na Prática

    BSC – Balanced Scorecard na Prática

    Preparar os participantes para a construção do Balanced Scorecard em suas organizações. Apresentar os conceitos e elementos fundamentais do BSC e os cinco princípios de uma Organização Orientada para a Estratégia.

    Capacitação de Gestores do Sistema de Gestão da Qualidade

    Capacitação de Gestores do Sistema de Gestão da Qualidade

    Capacitar profissionais para exercerem a função de Gestor do SGQ e auxiliarem, em suas respectivas empresas, a transição do SGQ da versão 2008 para a versão 2015 ou para a implantação do SGQ na versão 2015.

    CEP – Controle Estatístico de Processo Básico

    CEP – Controle Estatístico de Processo Básico

    Capacitar os profissionais envolvidos com as áreas de qualidade e produtividade para implementação de controle estatístico de processos e melhoria contínua.

    Diretrizes para Treinamento – ABNT NBR ISO 10015:2001

    Diretrizes para Treinamento – ABNT NBR ISO 10015:2001

    Esta Norma fornece as diretrizes que orientam as organizações e seu pessoal relacionados a treinamento, notadamente ao tema “competência” tratado nas normas da família NBR ISO 9000 de gestão e garantia da qualidade, com ênfase na melhoria contínua da organização por depender do desempenho de seu pessoal frente aos novos fatores externos e internos. Tais mudanças exigem que as organizações analisem suas necessidades relacionadas às competências como necessidade mínima para que a empresa realmente atinja seus propósitos e objetivos – e a sistematização do treinamento é a forma efetiva para este caminho.

    Ferramentas da Qualidade

    Ferramentas da Qualidade

    Capacitar os participantes no entendimento e aplicação das principais Ferramentas da Qualidade que tem como objetivo auxiliarem poderosamente na solução dos diversos tipos de problemas em uma organização. Afinal não se fazem grandes melhorias enquanto problemas reincidentes fizerem parte do dia a dia da empresa.

    Formação de Auditor Interno da Qualidade – ISO 9001:2015 e ISO 19011:2012

    Formação de Auditor Interno da Qualidade – ISO 9001:2015 e ISO 19011:2012

    Qualificar pessoal para execução de auditorias internas e atividades de acompanhamento em um sistema de qualidade, em implantação ou já certificado, utilizando a norma ABNT NBR ISO 19011:2012.

    Formação de Auditores Internos ISO 9001:2015 – Nova versão

    Formação de Auditores Internos ISO 9001:2015 – Nova versão

    Assessorar as empresas em processo de implementação do Sistema de Gestão Qualidade versão 2015; Qualificar ou atualizar os profissionais para atuarem como Auditores Internos do Sistema de Gestão da Qualidade na empresa e em fornecedores; Disseminar o conceito de auditoria como ferramenta gerencial na administração do Sistema de Gestão da Qualidade e na detecção de oportunidades de melhoria.

    Gestão Por Processos

    Gestão Por Processos

    O curso foi especialmente desenvolvido para capacitar os participantes no correto entendimento da abordagem por processo solicitada pela norma ISO 9001.

    Indicadores Gerenciais e da Qualidade

    Indicadores Gerenciais e da Qualidade

    Capacitar os participantes na estruturação de um conjunto de Indicadores Gerenciais voltados para o monitoramento do tripé qualidade, prazos e custos, possibilitando medir o real desempenho da organização para garantir a correta tomada de decisão. Apresentar as técnicas de construção de Indicadores da Qualidade voltados inclusive às medições para o Sistema de Gestão da Qualidade – ISO 9001.

    Interpretação da ISO 9001:2015

    Interpretação da ISO 9001:2015

    Capacitar o participante na interpretação e implementação dos requisitos da ISO 9001:2015; Proporcionar ao participante uma visão abrangente sobre os conceitos, fundamentos e os 7 princípios da Gestão da Qualidade baseado na norma ISO 9001:2015 oficial.

    MASP – Métodos para Análise e Solução de Problemas

    MASP – Métodos para Análise e Solução de Problemas

    Apresentar ferramentas de uso comum para coleta de dados, estratificação de ocorrências, investigação de causas, análise e decisão sobre ações e consolidação dos resultados no SGQ.

    Programa 5S – Organização, Limpeza e Disciplina

    Programa 5S – Organização, Limpeza e Disciplina

    Capacitar os participantes na utilização do Programa 5S como metodologia eficaz para a estratégia da Qualidade através da melhoria do ambiente de trabalho, da organização e da disciplina para a redução de perdas e desperdícios.

    Sistemas de gestão da qualidade – Requisitos – ABNT NBR ISO 9001:2015

    Sistemas de gestão da qualidade – Requisitos – ABNT NBR ISO 9001:2015

    Mostrar o histórico das normas da série ABNT NBR ISO 9000 e interpretar o conteúdo da norma ABNT NBR ISO 9001.

    Tratamento de Não Conformidades

    Tratamento de Não Conformidades

    Profissionais de empresas, certificadas ou não pelas diversas normas ISO, demandam grande parte do seu tempo buscando resolver problemas. O tratamento de Ocorrências bem estruturado é a metodologia mais adequada para identificar e eliminar definitivamente as causas de problemas. Este curso tem por objetivo oferecer aos participantes um entendimento completo e definitivo sobre este assunto.

    Upgrade da NBR ISO 9001:2015

    Upgrade da NBR ISO 9001:2015

    A norma ISO 9001 foi revisada e teve profundas alterações em seu conteúdo. O curso visa prover aos participantes, conhecimento sobre a estrutura da norma ISO 9001:2015 publicado em Setembro/2015, muni-los de conhecimento sobre as principais mudanças da ISO 9001:2015 e fornecer informações importantes sobre o seu processo de transição.

  • Responsabilidade Social

    ABNT NBR ISO 26000:2010

    ABNT NBR ISO 26000:2010

    Apresentar os conceitos, termos e definições da Responsabilidade Social Corporativa, com ênfase no desenvolvimento sustentável, independente do porte ou segmento da empresa levando em consideração as diretrizes da ABNT NBR ISO 26000:2010.

    SA 8000

    SA 8000

    Apresentar os conceitos, termos e definições da Responsabilidade Social Corporativa, com ênfase no desenvolvimento sustentável, independente do porte ou segmento da empresa, considerando a SA 8000.

    ABNT NBR 16001:2012

    ABNT NBR 16001:2012

    Apresentar os conceitos, termos e definições da Responsabilidade Social Corporativa, com ênfase no desenvolvimento sustentável, independente do porte ou segmento da empresa levando em consideração as diretrizes da ABNT NBR 16001:2012.

  • Saúde

    Aplicação de Gerenciamento de Risco a Produtos para a Saúde – ABNT NBR ISO 14971:2009

    Aplicação de Gerenciamento de Risco a Produtos para a Saúde – ABNT NBR ISO 14971:2009

    Capacitar os participantes a identificar os perigos associados aos produtos para a saúde, estimar e avaliar os riscos associados, controlar esses riscos e monitorar a eficácia do controle, com a aplicação da norma ABNT NBR ISO 14971:2009.

    Curso de Interpretação de Exames Laboratoriais para Enfermeiros

    Curso de Interpretação de Exames Laboratoriais para Enfermeiros

    Aperfeiçoar a interpretação dos principais exames laboratoriais em situação de emergência para identificar resultados em níveis críticos que exigem a intervenção assistencial imediata.

  • Saúde e Segurança Ocupacional

    Formação de Auditor Interno de Segurança e Saúde Ocupacional – OHSAS 18001:2007 e ISO 19011:2012

    Formação de Auditor Interno de Segurança e Saúde Ocupacional – OHSAS 18001:2007 e ISO 19011:2012

    Orientar sobre os princípios de auditoria, filosofia, conceitos, técnicas e ferramentas de auditorias, conforme a norma ABNT NBR ISO 19011:2012. Habilitar na interpretação quanto aos aspectos técnicos e comportamentais, de modo a otimizar sua participação no processo de auditoria e no próprio entendimento do papel do auditor. Qualificar os participantes para a execução de auditorias internas e/ ou atividades de acompanhamento, promovendo uma visão abrangente sobre a norma OHSAS 18001.

    Interpretação OHSAS 18001:2007

    Interpretação OHSAS 18001:2007

    Prover aos participantes o estudo detalhado dos requisitos sobre a norma OHSAS a 18001:2007.Orientar a interpretação da norma e ilustrar sua aplicação. Desenvolver uma visão sistêmica e mostrar as vantagens e benefícios de implantação e certificação do Sistema de Gestão da Segurança Ocupacional.Conscientizar gestores e demais colaboradores sobre as exigências legais.

    Curso de Interpretação de Exames Laboratoriais para Enfermeiros

    Curso de Interpretação de Exames Laboratoriais para Enfermeiros

    Aperfeiçoar a interpretação dos principais exames laboratoriais em situação de emergência para identificar resultados em níveis críticos que exigem a intervenção assistencial imediata.

  • 6 Sigma

    Fundamentos 6 Sigma

    Fundamentos 6 Sigma

    O 6 Sigma é visto como uma prática de gestão voltada para melhorar a lucratividade de qualquer empresa, independentemente do seu porte. O princípio fundamental do seis Sigma é o de reduzir de forma contínua a variação nos processos, eliminando defeitos ou falhas nos produtos e serviços. O curso visa demonstrar a importância da metodologia diante da necessidade constante de redução dos custos e aumento dos níveis de satisfação dos clientes internos e externos da organização.

  • Sistema de Gestão Integrado

    Formação de Auditor Interno no Sistema de Gestão Integrado

    Formação de Auditor Interno no Sistema de Gestão Integrado

    O curso foi desenvolvido para aprimorar as habilidades de auditores de SIG de modo a que sejam capazes de avaliar a correta implementação e conceito do SIG e relatar o seu resultado.

    Sistema Integrado de Gestão (Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança)

    Sistema Integrado de Gestão (Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança)

    O curso foi desenvolvido para possibilitar ao participante avaliar a correta implementação e conceito do SIG e relatar o seu resultado.

  • Turismo

    Sistemas de Gestão para Sustentabilidade de Eventos – Requisitos com Orientações de uso – ABNT NBR ISO 20121:2012

    Sistemas de Gestão para Sustentabilidade de Eventos – Requisitos com Orientações de uso – ABNT NBR ISO 20121:2012

    Apresentar os conceitos e requisitos para implementação de um sistema de gestão para eventos sustentáveis.

Quer saber mais sobre algum desses treinamentos? Consulte-nos!