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Formação de Auditor Interno da Qualidade ABNT NBR ISO 9001:2015 – ABNT NBR ISO 19011:2012

R$630,00

Qualificar ou atualizar os profissionais para atuarem como:

Auditores Internos do Sistema de Gestão da Qualidade na organização e em fornecedores;

Assessores internos no processo de implementação do Sistema de Gestão Qualidade versão 2015;

Disseminadores do conceito da auditoria interna como ferramenta gerencial e na detecção de oportunidades de melhoria.

Categoria

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OBJETIVOS

Qualificar ou atualizar os profissionais para atuarem como:

Auditores Internos do Sistema de Gestão da Qualidade na organização e em fornecedores;

Assessores internos no processo de implementação do Sistema de Gestão Qualidade versão 2015;

Disseminadores do conceito da auditoria interna como ferramenta gerencial e na detecção de oportunidades de melhoria.

 

PÚBLICO ALVO

Profissionais envolvidos no Sistema da Qualidade que deverão atuar como auditores internos na empresa e/ou em fornecedores. Profissionais que tenham interesse em aprender a auditar conforme as normas, ABNT NBR ISO 9001:2015 e ABNT NBR ISO 19011:2012.

 

PROGRAMA

Parte 1 – ABNT NBR ISO 9001:2015

 

Interpretação dos Requisitos da ISO 9001:2015 com a Visão do Auditor:

 

ENTENDENDO A NOVA PROPOSTA DE SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE

 

Comparação da estrutura da ISO 9001:2008 com a ISO 9001:2015;

  1. Introdução (Princípios de Gestão da Qualidade, Abordagem de Processos, Relação com Outras Normas);
  2. Escopo;
  3. Referências Normativas;
  4. Termos e Definições;
  5. Contexto da Organização:

Compreensão do Contexto;

Compreensão das Necessidades e Expectativas das Partes Interessadas;

Escopo;

SGQ e Seus Processos;

Exemplo Prático I:

Como auditar o Contexto da Organização e Definição, a Compreensão das Partes Interessadas Relevantes com suas Necessidades e Expectativas;

Exemplo Prático II:

Definição do Escopo e Processos Chave do Sistema de Gestão da Qualidade com base no Contexto da Organização, Necessidades e Expectativas das Partes Interessadas Relevantes.

 

LIDERANÇA, PLANEJAMENTO E PROCESSOS DE SUPORTE

 

  1. Liderança:

Liderança e Comprometimento,

Foco no Cliente,

Política da Qualidade,

Autoridades e Responsabilidades nas Funções Organizacionais;

 

 

Exercício Prático III:

Comprometimento da Liderança.

 

  1. Planejamento:

Ações para Abordar Riscos e Oportunidades;

Objetivos da Qualidade e Planejamento para Atingi-los;

Planejamento de Mudanças;

Exemplo Prático IV:

Identificação de Riscos e Oportunidades e Definição de Ações para atuar sobre os Riscos e Oportunidades

 

  1. Suporte:

Recursos (Pessoas, Infraestrutura, Ambiente para Operação dos Processos, Recursos para Monitoramento e Medição, Conhecimento Organizacional);

Competência;

Conscientização, Comunicação;

Informações Documentadas;

 

OPERAÇÃO, AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO E MELHORIA

 

  1. Operação:

Planejamento e Controle Operacional;

Determinação para Requisitos para Produtos e Serviços;

Projeto e Desenvolvimento de Produtos e Serviços;

Controle de Produtos e Serviços Fornecidos Externamente;

Produção e Prestação de Serviço;

Liberação de Produtos Fornecidos;

Controle de Saídas Não Conformes;

 

  1. Avaliação de Desempenho:

Monitoramento, Medição, Análise e Avaliação;

Auditoria Interna; 

Análise Crítica da Direção;

 

  1. Melhoria:

Não-conformidade e Ação Corretiva;

Melhoria Contínua.

Exercício Prático V:

Mapeamento de Processo e Associação aos Requisitos da Norma;

 

Parte 2 – ABNT NBR ISO 19011:2012

A estrutura da norma ABNT NBR ISO 19011:2012;

As partes envolvidas em uma auditoria;

Definições da auditoria;

Os princípios da auditoria;

Atividades de auditoria;

Os tipos de auditorias;

Elaboração e execução do programa de auditoria;

Atividades iniciais;

Análise crítica dos documentos;

Preparação da execução (Plano de auditoria, lista de verificação e seleção da equipe);

Condução da auditoria (Protocolos de auditoria, método de coleta de evidências, técnica de entrevistas e a postura do auditor);

Relatório de auditoria (tipos de constatações de auditoria, registro de não-conformidades);

Conclusão de auditoria – Reunião de Encerramento;

Características desejáveis e indesejáveis de um auditor.

 

CARGA HORÁRIA

O curso tem duração de 20 (vinte) horas.

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