Cursos e Treinamentos

Com a experiência de ter capacitado mais de 5.000 profissionais a Fatos e Dados conta com instrutores especializados, além de contar com uma metodologia que pode contribuir para o aprimoramento das competências e consequentemente melhoria na realização dos processos e na gestão do sistema da organização.

Para um atendimento específico realizamos treinamentos In Company que apresentam os seguintes benefícios:

  • Redução dos custos com viagens e deslocamentos dos treinandos;
  • Oportunidade de melhoria da integração dos funcionários;
  • Garantia da confidencialidade, pois as informações internas são discutidas apenas pelo pessoal da empresa;
  • O curso poderá ser adaptado em relação a conteúdo, exercícios, estudos de casos, horários e data de acordo com as necessidades do cliente.

Veja a seguir os cursos que ministramos e solicite mais informações pelo WhatsApp ao final desta página.

Boas Práticas de Fabricação

Capacitar os participantes do processo envolvido a implementarem o programa de boas práticas de fabricação, a fim de, garantir a qualidade sanitária e a conformidade dos produtos alimentícios de acordo com os regulamentos técnicos.

Serviços de Alimentação – Requisitos de Boas Práticas Higiênico – Sanitário e Controles Operacionais Essenciais NBR 15635

Capacitar os participantes a compreender os conceitos e requisitos das boas práticas e dos controles operacionais essenciais a serem seguidos por estabelecimentos que desejam comprovar e documentar que produzem alimentos em condições higiênicas sanitárias adequadas para o consumo.

Sistema de Gestão da Segurança de Alimentos - Requisitos para Qualquer Organização na Cadeia Produtiva de Alimentos - ISO 22000

Orientar a interpretação da norma e ilustrar sua aplicação; Ressaltar as inter-relações entre os requisitos de Gestão da Qualidade e os de Segurança de Alimentos, principalmente a Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle – APPCC; Desenvolver uma visão sistêmica e mostrar as vantagens em se trabalhar com o conceito de Sistemas Integrados; Permitir que o participante entenda o processo de implantação e certificação do Sistema de Gestão da Segurança de Alimentos.

Básico de Compras

Desenvolver nos profissionais desta área as habilidades necessárias para possuir o entendimento no trato dos problemas relacionados à Gestão de Compras, nos diferentes segmentos visando dar o devido embasamento na assertiva para tomada de decisão. Apresentando conceitos, ferramentas e metodologias que permitam melhorar a forma de planejar e executar suas compras, desenvolver parcerias com seus fornecedores, focado nos resultados esperados.

Gerenciamento de Compras e Suprimentos

Desenvolver com o participante um modelo que lhe possibilite avaliar seu sistema administrativo de suprimentos, visando capacitá-lo para diagnosticar e gerenciar todo o processo de tomada de decisão no seu dia-a-dia. Além das competências técnicas, também serão abordadas as atitudes e habilidades que o profissional requer para responder com agilidade e eficácia às expectativas de seus usuários.

Administração do Tempo

Construir um novo padrão de vida através de mudanças pessoais na administração do dia-a-dia. Todo tempo fazemos escolhas e precisamos incluir a percepção do que é uma atividade importante, o que é providência urgente.

Atendimento ao Cliente

Desenvolver no participante a percepção de sua capacidade em atendimento para aprimorá-la.

Criar e estabelecer um relacionamento com o cliente propiciando o seu crescimento, o da empresa, junto com a satisfação do cliente.

Avaliação de Desempenho

Avaliação de desempenho é a crítica que deve ser feita na defasagem existente no comportamento do empregado entre a expectativa de desempenho definida com a organização e o seu desempenho real. A análise do gap ou da distância entre o comportamento ideal e o real é o foco essencial da avaliação de desempenho.

Coaching

Ferramenta que eleva o nível de estrutura de como pensamos, conduzindo o individuo a enxergar o estado atual (zona de conforto) para o estado desejado (a mudança) resultando em novos comportamentos.

O método tem como foco a elaboração e conquista de metas, além do desenvolvimento de competências para lidar com os obstáculos, dando ênfase a uma transformação pessoal e elevação do nível de consciência.

Construindo Relações Saudáveis Usando a Comunicação

Melhorar as relações interpessoais;

Tornar importante a comunicação com a equipe e com público externo;

Capacitar para as habilidades comunicativas.

Comunicação e Relacionamento Interpessoal

Mobilizar os participantes para atingir os resultados organizacionais através da integração e motivação entre os componentes das equipes de trabalho.

Refletir sobre o papel exercido por cada componente no grupo de trabalho e quais são os impactos ocasionados por eles na realização das tarefas e no clima organizacional.

Entender o processo de formação de equipe, fortalecendo os vínculos entre as pessoas.

Energizar a equipe para a importância do seu papel no relacionamento com as pessoas.

Desenvolvimento de Líderes

Instruir e sensibilizar os participantes nos princípios dos temas do Programa de Desenvolvimento de Liderança.

Descortinando sua Carreira

Desenvolver um conhecimento profundo sobre o mercado em que vai atuar, sobre suas competências e habilidades.

Formação de Equipes - Desenvolvendo Equipes de Alta Performance - Team Building

Orientar líderes e membros de equipes para melhorar o desempenho.

Formação de Multiplicadores

Desenvolver conhecimentos e habilidades voltados para apresentação de informações específicas ao ambiente de trabalho, planejar e executar treinamentos visando o desenvolvimento e aperfeiçoamento da equipe de trabalho.

Inspiração, Criatividade e Ação - Ser Empreendedor

Motivar para vencer limitações, medo e insegurança que se tornam travas para impedir o crescimento individual.

Ressignificar para gerar novos comportamentos.

Usar as ferramentas de Programação Neolinguística como rapport, comunicação, empatia e aprendizagem através da modelagem para estimular criatividade e estratégias mentais.

Liderança de Sucesso

Analisar as funções de gestão e liderança, ressaltando o papel do líder como articulador de processos grupais para atender as necessidades organizacionais e individuais.

Ampliar a capacidade de análise de uma questão por muitas perspectivas e, com base nessa visão mais ampla, tomar decisões corretas.

Reconhecer a inevitabilidade da mudança nos ambientes organizacionais e a necessidade de se manter um senso de responsabilidade universal, combinando o sistema econômico com valores morais.

Refletir sobre o papel exercido e quais são os impactos ocasionados por eles na realização das tarefas e no clima organizacional.

Oratória

Melhorar a comunicação verbal e não verbal;

Tornar importante seu quociente carismático;

Capacitar para as habilidades comunicativas de improviso;

Aprender a adequar sua mensagem ao público.

Pesquisa de Clima Organizacional – PCO

Ferramenta de gestão estratégica, para identificar o grau de satisfação e motivação dos colaboradores, e o resultado da pesquisa permite a realização de ações que contribuam para o crescimento e desenvolvimento das pessoas e principalmente para a máxima produtividade e qualidade da empresa.

Identificar e propor ações de treinamento e desenvolvimento de pessoal;

Identificar processos que sobrecarregam as equipes;

Validar e propor ajustes nas políticas de recursos humanos;

Identificar problemas de relacionamento entre chefias e equipes e propor ações de qualificação de lideranças.

Projeto de Vida Pessoal (PEP – Planejamento Estratégico Pessoal)

Traçar metas e objetivos pessoais, corrigir problemas de desempenho, foco e disciplina, usando as ferramentas de coaching.

Qualidade Total no Atendimento a Clientes

Oferecer habilidades para melhorar a relação cliente interno e externo, valorizar contatos diários, criar e garantir alto índice de satisfação.

TEAL - Treinamento ao Ar Livre

Programa direcionado em atividades nas quais uma equipe pode se envolver para promover mudanças no seu contexto, composição ou competências a fim de melhorar o desenvolvimento coletivo.

Sistemas de Gestão da Energia - Requisitos com Orientações para uso - ISO 50001

Apresentar os requisitos da norma ABNT NBR ISO 50001, relacionando-os com os aspectos e possibilidades de implantação nas organizações.

Orientações sobre Gerenciamento de Projetos – ISO 21500

Proporcionar aos participantes a compreensão dos princípios e práticas de gerenciamento de projetos e uma base comum para se comparar normas e projetos a outros similares. Prover apoio e orientação aos gerentes de projetos e suas equipes. Desenvolver normas de gerenciamento de projetos em um nível mais profundo.

Gestão de Riscos - Princípios e diretrizes - ISO 31000

Capacitar os treinados para estruturar e gerenciar os riscos do SGQ:

  • Estudando os requisitos relativos à gestão de risco da ISO 9001:2015;
  • Conhecendo a estrutura da norma ISO 31000:2009 e o conteúdo dos seus requisitos (5 cláusulas);
  • Conhecendo os passos principais para a implantação de um Sistema de Gestão de Riscos conforme a NBR ISO 31000:2009;
  • Identificando os benefícios de uma abordagem de processos para estabelecer um Sistema de Gestão de Riscos;
  • Dominando as técnicas para o processo de avaliação de riscos;

Conhecendo o papel da ISO 31000 nos Sistemas de Gestão estruturados com base nas normas ISO 9001, ISO 14001 e  ISO 45001.

Comércio Exterior Introdução à Exportação

Capacitar os participantes para as atividades de exportação e de importação, nos aspectos internacionais e administrativos.

Fundamentos de Gestão de Estoque

Preparar os participantes para conhecerem os conceitos e técnicas básicas utilizadas na atividade de gestão de estoques.

Gestão de Movimentação e Armazenagem

Treinar e reciclar os colaboradores com relação à utilização das ferramentas que podem permitir desenvolver um sistema robusto de Planejamento, Programação e Controle da Produção.

Gestão Estratégica de Estoque

Apresentar os princípios da moderna gestão de estoques, propondo a aplicação de técnicas práticas e efetivas. Possibilitar ao profissional de logística uma percepção mais clara dos desafios e dos meios para alcançar resultados e vantagens competitivas através do eficaz gerenciamento de inventários

Inventário de Materiais – Métodos e Técnicas

Demonstrar a importância das metodologias de inventários de materiais diante da necessidade constante de redução dos níveis de estoque e aumento de eficiência no serviço aos clientes. Apresentar aos participantes técnicas, metodologia e cuidados a serem tomados na implementação de um programa de inventário.

Indicadores de Performance na Logística

Desenvolver um conjunto de medidas de desempenho críticas para o acompanhamento das estratégias, processo e atividades das operações logísticas.

Logística Básica

Apresentar os fundamentos básicos da logística e sua evolução, abordando a importância desta ferramenta na busca de maiores níveis de competitividade.

Auditor Líder de Sistema Ambiental

Entender a norma ISO 14001:2015 e assuntos chave ambientais, planejar uma auditoria de acordo com os critérios da auditoria; executar uma auditoria do sistema de gestão ambiental com sucesso; entender as diferenças entre as auditorias de SGQ e SGA; elaborar um relatório de auditoria claro, conciso e relevante, comunicar as constatações de auditoria ao cliente. Curso baseado na nova versão da norma ISO 14001.

Formação de Auditor Interno Ambiental -ISO 14001:2015 e ISO 19001:2018

Assessorar as empresas em processo de implementação do Sistema de Gestão Ambiental versão 2015; Qualificar ou atualizar os profissionais para atuarem como Auditores Internos do Sistema de Gestão Ambiental na empresa e em fornecedores; Disseminar o conceito de auditoria como ferramenta gerencial na administração do Sistema de Gestão Ambiental e na detecção de oportunidades de melhoria; Fornecer subsídios para auditar o atendimento à Legislação Ambiental aplicável.

Interpretação da ISO 14001:2015

Capacitar o participante na interpretação e implementação dos requisitos da ISO 14001:2015;

Proporcionar ao participante uma visão abrangente sobre os conceitos, fundamentos e princípios da Gestão Ambiental.

Identificação de Aspectos e Impactos Ambientais

Apresentar os conceitos de aspectos e impactos ambientais, bem como sua importância associados à implementação e ou manutenção do SGA (Sistema de Gestão Ambiental.) ISO 14001:2015.

Fornecer metodologias para identificação de aspectos e impactos ambientais associados às atividades.

Kanban

Desenvolver no participante a capacidade de enxergar a otimização do fluxo de produção e o aumento da flexibilidade através da aplicação dos princípios do Sistema Kanban de administração de materiais, que proporciona a inúmeras empresas a redução drástica de seus estoques e os custos associados.

PPCP - Planejamento, Programação e Controle de Produção

Gerar nos participantes uma visão geral de todos os aspectos internos e externos que influenciam o estabelecimento de um plano de produção de bens manufaturados, apresentando métodos e ferramentas de planejamento, programação e controle da produção para otimização dos recursos diretos de um processo produtivo.

Auditor Líder Qualidade

Propiciar conhecimento e habilidade para liderar auditorias de primeira, segunda e terceira parte, de sistemas de gestão da qualidade.

Avaliação e Qualificação de Fornecedores

Capacitar os profissionais na implantação de uma metodologia para qualificar e avaliar o desempenho de seus fornecedores, a fim de melhorar a qualidade dos produtos e serviços adquiridos com redução dos seus custos.

BSC – Balanced Scorecard na Prática

Preparar os participantes para a construção do Balanced Scorecard em suas organizações.

Apresentar os conceitos e elementos fundamentais do BSC e os cinco princípios de uma Organização Orientada para a Estratégia.

Capacitação de Gestores do Sistema de Gestão da Qualidade

Capacitar profissionais para exercerem a função de Gestor do SGQ e auxiliarem, em suas respectivas empresas, a transição do SGQ da versão 2008 para a versão 2015 ou para a implantação do SGQ na versão 2015.

CEP – Controle Estatístico de Processo Básico

Capacitar os profissionais envolvidos com as áreas de qualidade e produtividade para implementação de controle estatístico de processos e melhoria contínua.

Diretrizes para Treinamento - ISO 10015

Esta Norma fornece as diretrizes que orientam as organizações e seu pessoal relacionados a treinamento, notadamente ao tema “competência” tratado nas normas da família NBR ISO 9000 de gestão e garantia da qualidade, com ênfase na melhoria contínua da organização por depender do desempenho de seu pessoal frente aos novos fatores externos e internos. Tais mudanças exigem que as organizações analisem suas necessidades relacionadas às competências como necessidade mínima para que a empresa realmente atinja seus propósitos e objetivos – e a sistematização do treinamento é a forma efetiva para este caminho.

Ferramentas da Qualidade

Capacitar os participantes no entendimento e aplicação das principais Ferramentas da Qualidade que têm como objetivo auxiliarem poderosamente na solução dos diversos tipos problemas em uma organização. Afinal não se fazem grandes melhorias enquanto problemas reincidentes fizerem parte do dia a dia da empresa.

Formação de Auditor Interno da Qualidade - ISO 9001:2015 e ISO 19011:2018

Qualificar ou atualizar os profissionais para atuarem como:

  • Auditores Internos do Sistema de Gestão da Qualidade na organização e em fornecedores;
  • Assessores internos no processo de implementação do Sistema de Gestão Qualidade versão 2015;
  • Disseminadores do conceito da auditoria interna como ferramenta gerencial e na detecção de oportunidades de melhoria.

Formação de White Belt

Fornecer visão geral sobre a metodologia Seis Sigma aqueles que necessitam possuir conhecimento geral sobre o assunto para avaliar possíveis aplicações.

Formação de Green Belt

Capacitar os participantes a conduzir projetos utilizando de forma sistemática a metodologia DMAIC (Definir, Medir, Analisar, Melhorar e Controlar). Para tanto, o profissional utilizará ferramentas estatísticas na análise de dados para tomada de decisões. O Green Belt  desenvolverá e/ou aperfeiçoará o trabalho em equipe de acordo com o planejamento estratégico da organização em que atua.

Fundamentos Seis Sigma

O seis Sigma é visto como uma prática de gestão voltada para melhorar a lucratividade de qualquer empresa, independentemente do seu porte. O princípio fundamental do Seis Sigma é o de reduzir de forma contínua a variação nos processos, eliminando defeitos ou falhas nos produtos e serviços. O curso visa demonstrar a importância da metodologia diante da necessidade constante de redução dos custos e aumento dos níveis de satisfação dos clientes internos e externos da organização

Gestão por Processos

Treinamento na metodologia de gestão por processos, propiciando a definição dos componentes de um processo e o monitoramento dos indicadores de desempenho e a melhoria da eficácia e eficiência dos processos relevantes.

Interpretação ISO 9001:2015

Capacitar o participante na interpretação e implementação dos requisitos da ISO 9001:2015; Proporcionar ao participante uma visão abrangente sobre os conceitos, fundamentos e os 7 princípios da Gestão da Qualidade baseada na norma ISO 9001:2015.

Indicadores Gerenciais e da Qualidade

Capacitar os participantes na estruturação de um conjunto de Indicadores Gerenciais voltados para o monitoramento do tripé qualidade, prazos e custos, possibilitando medir o real desempenho da organização para garantir a correta tomada de decisão. Apresentar as técnicas de construções de Indicadores da Qualidade voltados inclusive às medições para o Sistema de Gestão da Qualidade – ISO 9001.

Tratamentos de Ocorrências para SGQ ISO 9001

Profissionais de empresas – certificadas ou não pelas diversas normas ISO, inclusive as que estão em processo de transição ou de implantação da nova ISO 9001 versão 2015 – demandam grande parte do seu tempo buscando resolver problemas. O Tratamento de Ocorrências bem estruturado é a metodologia mais adequada para identificar e eliminar definitivamente as causas de problemas – caso contrário acontece aquele efeito muito conhecido que é o renascimento do problema.

Validação dos Processos

Capacitar o participante a executar a Validação de Processos, bem como a elaboração dos protocolos e relatórios de validação.

5S

Apresentar o Programa 5S (Housekeeping), para conscientização sobre a importância da organização para um programa de Gestão da Qualidade e formar conhecedores dos sensos de utilização, organização, limpeza, asseio e disciplina;

Promover a simpatia pela cultura 5S, para que contribuam na criação de um ambiente sem desperdícios e agradável, melhorando a imagem das pessoas e valorizando-as.

Como Elaborar um Balanço Social

Capacitar os participantes a planejar, desenvolver, elaborar e avaliar o Balanço Social da organização.

Formação de Auditor Interno do Sistema de Responsabilidade Social - SA 8000

Capacitar o participante a interpretar os requisitos do Sistema de Gestão de Responsabilidade Social e os requisitos dos critérios de auditoria sob a ótica de um auditor interno para determinar a conformidade do sistema de gestão avaliado.

Capacitar ainda os participantes em planejar, coletar evidências, registrar constatações de auditoria (registro de não-conformidades) e conduzir os protocolos de auditoria interna de acordo com a metodologia da ISO 19011:2018.

Interpretação e Aplicação de Indicadores Sociais

Capacitar os participantes a interpretar e aplicar os indicadores sociais de acordo com os objetivos estratégicos da organização. Habilitar profissionais de diversos setores da sociedade para a identificação de indicadores socioeconômicos, compreensão de seus fundamentos conceituais e sua aplicação. Serão abordados vários tipos de indicadores, com maior ênfase naqueles que fazem parte do IDH – Índice de Desenvolvimento Humano.

Interpretação dos Requisitos da SA 8000

Os participantes serão qualificados a interpretarem os requisitos da SA-8000 para um sistema de responsabilidade social adequado à organização, implementando-os de forma eficiente.

Aplicação de Gerenciamento de Risco a Produtos para a Saúde - ISO 14971

Capacitar os participantes a identificar os perigos associados aos produtos para a saúde, estimar e avaliar os riscos associados, controlar esses riscos e monitorar a eficácia do controle, com a aplicação da norma ABNT NBR ISO 14971.

Auditor Líder Saúde e Segurança Ocupacional

Fornecer aos participantes o conhecimento dos conceitos, definições, requisitos, técnicas e práticas envolvidas no planejamento e condução de auditorias de 1ª, 2ª e 3ª partes de um sistema de gestão de Segurança e Saúde Ocupacional ISO 45001.

Formação de Auditor Interno de Saúde e Segurança Ocupacional - ISO 45001:2018 e ISO 19001:2018

Capacitar o participante a interpretar os requisitos do critério de auditoria (ISO 45.001:2018) sob a ótica de um auditor interno para determinar a conformidade de um do SGSSO – Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional internamente auditado.

Capacitar ainda a planejar, coletar evidências, registrar constatações de auditoria (registro de não conformidades) e conduzir os protocolos de auditoria interna de acordo com a metodologia da ABNT NBR ISO 19011:2018.

Interpretação ISO 45001

Capacitar o participante a interpretar os requisitos da norma ISO 45001:2018, dentro de uma visão abrangente e sistêmica a dos processos requeridos num SGSSO – Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional.

Identificação de Perigos e Riscos

Apresentar os conceitos de perigos e riscos, bem como sua importância associados a implementação e ou manutenção do SGSST (Sistema de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho.) ISO 45001:2018.

Fornecer metodologias para identificação de perigos e riscos associados às atividades.

Auditor Interno de SASSMAQ

Capacitar o participante na interpretação e implementação dos requisitos do Sassmaq. Preparando o a planejar, executar e relatar uma Auditoria Interna de forma efetiva, determinando a conformidade frente aos requisitos do SASSMAQ, tornando os aptos a receber auditorias internas ou externas visando à demonstração da conformidade do Sassmaq.

Formação de Auditor Interno do Sistema de Gestão Integrado - ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001 e ISO 19011

Capacitar o participante a interpretar os requisitos comuns de um sistema de gestão integrado e os requisitos dos critérios de auditoria (NBR ISO 9001:2015, NBR ISO 14001:2015 e ISO 45001:2018) sob a ótica de um auditor interno para determinar a conformidade do sistema de gestão integrado. Capacitar ainda os participantes em planejar, coletar evidências, registrar constatações de auditoria (registro de não-conformidades) e conduzir os protocolos de auditoria interna de acordo com a metodologia da NBR ISO 19011:2018.

Interpretação das Normas do Sistema de Gestão Integrado - ISO 9001, ISO 14001 e ISO 45001

Capacitar o participante a interpretar os requisitos comuns de um sistema de gestão integrado e os requisitos dos critérios de auditoria (NBR ISO 9001:2015, NBR ISO 14001:2015 e ISO 45001:2018.

Interpretação de SASSMAQ

Apresentar o Sistema de Avaliação de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade – Transporte Rodoviário. Explicar a composição do questionário e os elementos centrais, específicos e desejáveis.