Artigos

10-motivos-para-sua-empresa-se-certificar-na-iso-14001-Artigo-05-FATOS-E-DADOS

Veja quais os ganhos que sua empresa terá ao investir na norma de gestão ambiental mais famosa do mundo.

Você gostaria de reduzir os impactos ambientais que a sua empresa gera no dia a dia? A série de normas internacionais ISO 14000 dispõe sobre os requisitos do sistema de gestão ambiental, para auxiliar a organização a construir políticas que diminuam o impacto ambiental
de sua empresa e ampliem seus negócios. Conheça melhor a norma ISO 14001 e implemente este sistema de gestão de nível mundial em seu negócio.

  1. A ISO 14001 foi criada para auxiliar as organizações a identificar, priorizar e gerenciar seus riscos ambientais. Ela exige que as empresas se comprometam com a prevenção da poluição e com melhorias contínuas, reduzindo a quantidade de resíduos e a utilização de energia.
  2. Essa norma é aplicável a qualquer organização, independente do porte, que deseje obter um desempenho ambiental correto. Mesmo as Pequenas e Médias Empresas – PMEs podem obter a certificação. Inclusive, essas empresas precisam investir menos e têm retorno
    em curto espaço de tempo.
  3. Sua metodologia se baseia no Plan-Do-Check-Act (PDCA), que significa Planejar / Executar / Verificar / Agir. Corresponde a um ciclo de melhoria contínua dos processos e do sistema de gestão ambiental do empreendimento.
  4. A ISO 14001:2015 auxilia as empresas a estabelecer indicadores ambientais, ações preventivas constantes e a melhorar o controle dos resíduos que são gerados. Dessa forma, com a diminuição dos desperdícios, também há uma diminuição dos custos operacionais.
  5. Implementar a ISO 14001 contribui para fortalecer o conceito de sustentabilidade. As empresas passam a realizar ações que contemplam a qualidade ambiental, a responsabilidade social corporativa, a segurança e a saúde ocupacional.
  6. A norma ajuda a aumentar a visibilidade da empresa no mercado e consolidar sua credibilidade com clientes, fornecedores e colaboradores.
  7. Empresas com Sistema de Gestão Ambiental possuem maior chance de conseguir financiamentos a custos mais baixos, principalmente em bancos públicos.
  8. Possuir a certificação auxilia as organizações em relação a participar de processos de concorrência internacional ou até mesmo de exportarem. A certificação ISO 14001 passou a ser vista como uma ponte de acesso para as exportações a mercados mais exigentes. Não possuir a norma pode diminuir ou até mesmo eliminar as chances de exportação.
  9. Cada vez mais, a sociedade civil tem priorizado empresas preocupadas com a questão ambiental. Instituições cujas atividades causam grandes impactos ambientais têm uma imagem pública fragilizada, o que, em alguns casos, pode acabar diminuindo o faturamento. Atualmente, implementar a ISO 14001 significa ter uma preocupação empresarial com a sociedade e o meio ambiente, na qual o consumo sustentável é prioridade.
  10. Os setores industriais automotivo, petroquímico e químico e o de prestação de serviços são os que possuem o maior número de certificações ISO 14001. O Brasil tem melhorado sua posição no ranking mundial de número de certificados emitidos, mas ainda não figura entre os dez primeiros.

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.